20 de set. 2010

Catalunha em Pó está de volta

LITERATURA CATALàEM PÓ
O ciclo literário volta em Setembro com alguns dos melhores livros catalães traduzidos para português nos últimos anos em Portugal

Desde há uns anos que a literatura catalã tem chegado aos leitores portugueses através do trabalho de excelentes tradutores e editores. Agora, com o apoio da livraria Pó dos Livros e organização da Associação Cultural CatalunyApresenta, aparece num novo formato que pretende aproximá-la dos que já a conhecem e captar novos leitores portugueses.
   Por isso a associação CatalunyApresenta – entidade que tem por fim difundir a cultura catalã em Portugal – aliou-se a uma das livrarias mais destacadas de Lisboa, como é a Pó dos Livros, para mostrar de novo ao público português a riqueza de uma literatura e de uma língua falada por mais de 10 milhões de pessoas na Europa.
  O ciclo literário Catalunha em Pó está de volta no dia 22 de Setembro, na Livraria Pó dos Livros de Lisboa, às 18.30 horas, como o romance No Último Azul de Carme Riera onde se conta a destruição do bairro judeu de Palma de Maiorca e a perseguição dos “xuetes” judeus conversos. O livro mais importante da trajectória literária da autora marcou um antes e um depois na sua escrita. Foi traduzida para mais de dez línguas e ganhou diversos prémios literários e da crítica.
  Para esta apresentação e posterior debate contaremos com a presença do seu editor português Carlos Veiga Ferreira e com o jornalista Sebastià Bennasar.
  O ciclo continuará dia 25 de Outubro com Bearn ou a Sala das Bonecas, de Llorenç Villalonga. Estará presente Helena Tanqueiro a tradutora e responsável do Centro de Língua Portuguesa em Barcelona. E dia 22 de Novembro apresentaremos A Felicidade, de Lluís-Anton Baulenas. Para concluir o ciclo contaremos com a presença do autor.

Cap comentari:

Publica un comentari a l'entrada